domingo, 24 de março de 2013

LUMINÁRIA COM EMBALAGEM PLÁSTICA


Você vai precisar de: uma embalagem de desinfetante; 44 rosas de filtro de café (veja como fazer na postagem anterior); 2m de fio; um soquete como o da foto; um pino macho; um interruptor; dois parafusos pequenos com porca, para fixar o soquete; pistola de cola quente. 
 . Á
Para a base, use uma embalagem de desinfetante branca (translúcida), redonda ou oval. Não servem as quadradas nem as que têm ranhuras na parte de baixo. 
 . 
Corte a embalagem de desinfetante acima da marca que separa a parte de baixo. 
 . 
Corte novamente bem junto à marca, com cuidado para dar um bom acabamento. É o acabamento que define um produto bem feito! 
 . 
Vire a peça de cabeça para baixo, coloque o soquete no meio e marque o lugar dos dois parafusos. Em seguida faça dois pequenos furos nos lugares marcados. Eu usei um estilete fino para fazer os furinhos. Um prego quente também serve. 
 . 
Faça também um furo a 1,5cm da base da luminária, de tamanho suficiente para passar o fio. 

Antes de passar o fio, ligue-o ao soquete e parafuse o soquete na base. Passe o fio para fora e instale o interruptor e o pino macho. 

Se você nunca mexeu com isso, peça ao balconista da loja de material elétrico para explicar como se faz. É muito fácil! Mulheres, coragem: não é preciso ter um cromossomo Y para conseguir. 
 .
Coloque uma boa quantidade de cola quente a cerca de 1 cm do fio. Fixe a rosa imediatamente, antes que a cola esfrie. Ela deve passar um pouquinho da linha da base. 
.
 .
Marque (mentalmente) o local da rosa de cima, alinhado à rosa de baixo. Fixe a rosa de cima. Ela deve passar um pouquinho do topo.
.
Não faça marcas com caneta, senão elas aparecem do lado de dentro e a peça fica mal acabada.
.
.
Depois de fixadas as duas primeiras rosas, fica fácil ver o local das outras duas. Cada fileira vertical tem quatro rosas. Elas devem ficar bem juntinhas.
.
 .
Depois de completada a primeira fileira, complete as outras fileiras verticais, agora começando sempre do topo. Cuide para que as rosas fiquem bem alinhadas, principalmente as de cima.
.
 .
Vá completando as fileiras, sempre com as flores bem juntinhas. Quando passar do meio, verifique o espaço que sobra, para ter certeza de que elas não estão nem folgadas nem apertadas demais.
.
 .
Enquanto vai colando, vá retirando aqueles fios de cola quente (sim, são muito chatinhos…). Os resíduos de cola ficam brilhantes e não combinam nada com a peça.
.
 .
Pronto! É rápido e fácil! Demorado é fazer as rosinhas, rssss…
.
I M P O R T A N T E: USE APENAS LÂMPADA FRIA!
.
Coloque um aviso no fundo da luminária, na parte de dentro, para não esquecer desse detalhe –especialmente se for vender ou presentear a peça.
.
 .
Como fazer rosas com filtros de café usados
As rosas são o primeiro passo para fazer a luminária Carmen, postada aqui. Em breve espero publicar o passo a passo da luminária. Por enquanto, segue o da rosa: 

1) Lave o filtro e deixe secar esticado nos azulejos ou na bancada da pia. Se necessário, deixe de molho por 10 minutos para tirar as manchas mais fortes. 
2) Corte as bordas laterais. 
3) Corte em três partes e descarte a pontinha. Você vai ficar com duas tiras com cerca de 4,5 cm de largura. 
4) Corte cada tira em duas. 
5) Pegue outro filtro, corte as bordas laterais e divida-o em três. 
6) Em cada uma das três partes, recorte um caracol. Não risque o filtro; o caracol não precisa ficar perfeitamente redondo. Esta tira tem cerca de 1,5cm a 2cm de largura. 
7) Para uma rosa você vai usar um caracol, uma tira grande e uma tira menor. 
8) Enrole o caracol conforme mostram as fotos. 
 .
 .
9) Arremate com algumas gotas de cola quente.
Este é o miolo da rosa.
.
10) Passe uma linha fina de cola quente na borda da tira menor.
11) Feche de modo a fazer um “copinho” sem fundo.
12) Amasse as bordas e feche com um pingo de cola quente. Cuidado com os dedos! Essa parte é meio chata de fazer, mas você logo pega o jeito.
.
13) Repita a operação com a tira maior.
 .
 .
 .
14) As três parte da flor estão prontas; agora é só colar o miolo no copinho menor…
15) …e estes no copinho maior. Pronto!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário