domingo, 24 de março de 2013

ALMOFADA DE FELTRO


O feltro é das coisas melhores para trabalhar que existe. Já vos disse inúmeras vezes que costumo, desde há alguns anos, comprar uma revista que é a Micasa e que muitas vezes traz uma outra de oferta, a Micasa práctica (escrito em castelhano).
Vejam a seguir, ideias para fazer uma almofada para alegrar a vossa casa, a sal, o quarto da filha, ou apenas a sua cadeira de trabalho.
Muito fácil de executar e com o passo a passo fácil de seguir.


A almofada já concluída.











Os materiais, feltro branco, tesouras, lápis, fita métrica, linhas e alfinetes, uma almofada para colocar dentro da forra que vamos fazer em feltro.
Feltros de várias cores e aí poderá mudar e fazer noutros tons.


Medir a almofada, para saber o tamanho que tem de fazer a forra em feltro.


Corte e cosa, como segue, de um lado uma frente de almofada, e do outro, duas partes, um pouco sobrepostas, tipo envelope, para depois poder meter a almofada dentro da forra em feltro que estamos a fazer.



Recortar florinhas do feltro das diferentes cores. O nolde da flor pode ser outro, fica ao seu critério, gosto ou inspiração.


Depois de cortar as diferentes flores, cosê-las à parte da frente da forra. Se achar melhor, Deixe a montagem da forra para o final. Assim não corre o risco de coser a frente e a traseira da forra, às flores.

Pode fazer nesta disposição das flores ou pode por exemplo, coser as próprias flores de feltro num formato de flor, de coração, o que quiser. Pode também trocar as flores por borboletas. Cortar as borboletas pelo molde que postei anteriormente e em vez de ser uma almofadas de flores ser uma almofada de borboletas.

É tudo cosido à mão, visto que o feltro é sensível e pode rasgar.

Se coser à máquina, use por baixo uma tira de tecido, para ganhar resistência, ou fita de nastro.

Hoje deixei-vos algumas ideias, sempre fáceis, para se entreterem, mesmo que estejam de férias. Podem até fazer na praia ou no campo, aproveitando bocadinhos de tempo.

Outras ideias para fazer as forras com feltro, com outro tipo de flores, com rodelinhas de feltro, duplas e sobrepostas, cosidas, depois são viradas com o ferro de engomar, e ainda um almofadão para o chão, com aplicações de feltro, em desenho estilizado.

Estas flores não são apenas cosidas à forra, levam um botão forrado de feltro que agarra duas flores de feltro,  de cores contrastantes.





Às rodelinhas de cores contrastantes, cosidas sobrepostas.




Com um desenho estilizado, em feltro, de cor contrasttante, uns lindíssimos almofadões /pouffs, para se sentar no chão, ou apenas para decorar o chão de um quarto. Lembre-se, se coser à máquina, coloque um tecido maleável, ou entretela, por baixo do feltro, para que este não rasgue e ganhe resistência.

O desenho pode ser outro qualquer. A imaginação é sua, só dou sugestões.


Bons trabalhos.


Um comentário: