domingo, 24 de março de 2013

comedouro de passaros com caixa de leite


Comedouro para pássaros feito de embalagem tetrapack
Comedouro florido com hastes para os pássaros
Quer atrair pássaros pra sua varanda ou seu jardim e está sem ideias pra fazer um comedouro? Então vamos reciclar uma embalagem tetrapack de leite e providenciar um espaço apropriado para os bichinhos poderem fazer a refeição.
Você vai precisar de uma caixa de leite muito bem lavada, tinta PVA branca para a base, tintas de artesanato para colorir os desenhos, verniz a base de água, caneta permanente, dois gravetos e um cordão.
Com régua e caneta risque as linhas do quadro
Usando régua e caneta, trace as linhas do quadro que será aberto na lateral da caixa de leite.
Eu desenhei o quadro a 5 cm do topo e 3 cm da base com 1 cm de moldura de cada lado. Também demarquei uma linha de corte dentro do quadro a 3 cm de baixo pra cima.
Confira o posicionamento do quadro
Corte as linhas do quadro
Com um estilete cortei as laterais marcadas e a linha de baixo.
Dobrei a aba para cima e cortei a linha demarcada usando uma tesoura. Assim teremos uma espécie de telhado no comedouro.
Dobre a aba e corte com tesoura
Fure as abas superiores para passar a haste
Fure no meio da lateral para o suporte dos pássaros
Desdobrei as abas superiores da caixa e furei dos dois lados usando a ponta da tesoura.
Na parte da frente, dos dois lados, eu fiz um furo para passar a haste que servirá de pouso para os pássaros.
Pinte a base com tinta PVA branca
Pinte toda a caixa com tinta PVA branca. Eu precisei passar duas demãos para cobrir melhor. Depois dei mais uma mão com tinta branca acrílica. Agora é esperar secar.
Depois de seco eu fiz desenhos a mão livre mesmo. Eu escolhi flores pra combinar com o espaço onde vai ficar o comedouro.
Depois de seco eu desenhei flores
Pinte os desenhos
Pintei os desenhos bem coloridos usando tintas acrílicas de artesanato.
Com caneta permanente eu desenhei detalhes como as hastes das flores e arabescos. Assim completei os espaços vazios. Terminei passando uma mão de verniz a base de água pra proteger a pintura.
Desenhe detalhes bacanas
Coloque uma haste para os pássaros pousarem
Coloque nos furos da parte da frente, atravessando de um lado para o outro, o graveto onde os pássaros poderão pousar se quiserem. Eu usei um galho de árvore mesmo, mas você pode usar um espetinho. O alimento será colocado aí dentro depois.
Do mesmo jeito passe um graveto nos furos das abas superiores. Ele será o suporte para pendurar nas árvores ou na sua varanda.
Coloque a haste superior do suporte
Em cada ponta amarre uma corda
Amarre uma corda, um nó em cada ponta.
Pronto, aí está o comedouro de pássaros prontinho pra ser pendurado cheinho de alimento para os bichinhos. Use sementes e grãos apropriados ou frutas, que eles adoram.
E aí está o comedouro dos pássaros prontinho
O meu comedouro pendurei nas pitangueiras da horta. Além dele ser um recipiente bacana pra colocar a comida dos passarinhos, também dá um charme especial, enfeitando as árvores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário