sábado, 23 de março de 2013

BANDEJA COM CASCA DE OVO.


Mosaico com cascas de ovos, como decorar uma bandeja

Bandeja decorada com mosaico de cascas de ovos, dica de artesanato
Tem tanta gente louca para aprender a fazer artesanato com mosaico que nem percebe que tem em casa um material fácil de experimentar, as cascas de ovos. Vamos conferir um passo a passo simples de como decorar uma bandeja de MDF usando mosaico com cascas de ovos.
Primeiro lembre que é preciso preparar as cascas para usar em nossos projetos. Para conferir a maneira correta de se fazer isso leia nosso artigo, clique: Como preparar cascas de ovos para artesanato com mosaico.

Como fazer o mosaico 

Quebre a casca dos ovos em pedaços menores para o mosaicoCascas limpas e secas, vamos parti-las em pedaços menores. É só achatar e quebrar.
Lixe sua peça de MDF caso ela tenha asperezas. Eu lixei bem minha bandeja e limpei antes de aplicar o selador. Basta uma mão. Deixe secar completamente antes de continuar.Passe selador sobre a peça de MDF para o artesanato
Pinte a peça toda com tinta PVA branca de artesanatoDepois de bem seco o selador, pinte toda a peça com tinta PVA branca. Dê duas demãos deixando secar bem entre elas. Use pincel chato largo. Se ainda houver alguma aspereza, lixe novamente.
Dissolva num recipiente, a pasta metálica dourada usando goma laca indiana. A goma laca age como solvente para tornar a pasta mais fácil de aplicar, e também como protetor, depois que seca. Dissolva a pasta metálica em goma laca indiana para artesanato
Pinte com a pasta metálica a parte interna e as alças da bandejaPinte a parte interna da bandeja com a pasta metálica dourada já diluída. Pinte também as alças da bandeja. Serão necessárias duas demãos para obter um efeito bonito. Se sentir que a pasta está muito grossa, pingue mais algumas gotas da goma laca. Deixe secar.
Pinte as laterais da bandeja com tinta PVA na cor que desejar. Eu escolhi um creme para deixar minha peça bem clássica. Dê duas demãos e espere secar.Pinte as laterais da bandeja com tinta pva de artesanato
Passe cola branca na bandejaPasse cola branca na parte interna da bandeja. É importante usar uma cola de boa qualidade. Cola especial de decupagem também serve. Trabalhe pequenas partes de cada vez.
Usando uma agulha de costura como instrumento, posicione as cascas sobre a cola. A dica é quebrar os pedaços maiores já sobre a cola, aplicando uma leve pressão. Ajeite os pedaços com a agulha para que se forme o desenho do mosaico.Usando uma agulhe posicione as cascas sobre a cola
Siga preenchendo a bandeja com as cascas de ovos para criar o mosaicoSiga preenchendo a bandeja com as cascas de ovos. Cuide para montar um mosaico equilibrado, com pedaços maiores e menores juntos. Essa etapa deve ser feita com tranquilidade. Se cansar, pare e recomece mais tarde. Ao terminar aguarde que a cola seque completamente.
Com a cola seca aplique termolina leitosa sobre o mosaico para proteger e dar o acabamento.Aplique termolina leitosa sobre o mosaico para proteger
Detalhe de bandeja decorada com mosaico de cascas de ovosSua bandeja já está pronta para servir. Vejam como ficou delicada. Um trabalho simples, mas que dá um grande efeito final.

A partir dessa sugestão, você pode criar desenhos na sua peça, e com cascas de ovos coloridas, fazer todo tipo de figura como flores, borboletas, desenhos geométricos e o que mais sua habilidade permitir.
Vamos lá, reciclar materiais da natureza em belos projetos.
Fotos: Cris Turek
Muitas dicas de Artesanato e Decoração em: Vila do Artesão - Blog de Artesanato Decoração Dicas Passo a Passo Técnicas Reciclagem

Nenhum comentário:

Postar um comentário