domingo, 31 de março de 2013

COMO FAZER UM EDITAL


Como fazer edital

Como fazer edital
Como fazer edital
edital  é um documento muito importante para diversas atividades no Brasil. Alguns editais tem caráter oficial e outros apenas caráter informativo, mas, em via de regra, qualquer seleção pública que aconteça aqui no Brasil é necessário se escrever um edital. O conteúdo de um edital nada mais é do que as regras de determinado processo seletivo, ou de uma determinada contratação. Ou seja, é um documento dirigido a esclarecer as duvidas das pessoas e deixar claro como determinado processo será conduzido, para que não exista favorecimento e também para que as pessoas consigam recorrer caso alguma coisa do edital não saia conforme o previsto.
Confira algumas dicas de como se escrever um bom edital.
Instruções
1 – Primeiramente cada edital contem suas especificidades, sendo praticamente impossível descrever todos os tipos de editais que podem ser encontrados e feitos por aí. Mas isso não significa que não exista um guia de como escrever um edital e que contenha alguns itens que precisam estar presentes em qualquer edital. Antes de tudo, o edital precisa ter um OBJETIVO. Ou seja, explicar para que aquele edital está sendo feito, quais regras estão sendo apresentadas, enfim, uma espécie de introdução ao documento que será apresentado na sequência. O objetivo deve ser bem explicado para que não haja dúvidas e, diferentemente de um ofício, um edital pode ser um documento mais extenso, com o objetivo de realmente não deixar duvidas sobre nada.
2 – Depois do objetivo, o profissional que está escrevendo o edital deverá colocar alguns outros tópicos que julgue necessário. Geralmente um edital é feito para realização de um processo seletivo. Para isso, é necessário descrever como será feito este processo seletivo. Como, por exemplo, a quem se destina este processo seletivo, ou ainda que tipos de vagas serão abertas neste processo seletivo, enfim, uma série de itens que devem ser colocados com todas as características daquela seleção. Este item deverá ser disposto em lista ao longo do documento.
3 – Ao final, é importante que no edital esteja especificado a comarca que foi escolhida para resolver quaisquer dúvidas jurídicas que possam vir a ocorrer durante este processo seletivo. Da mesma forma, é importante também que se tenha a assinatura de uma pessoa responsável por aquelas informações. Esta assinatura poderá ser feita tanto manualmente ou uma assinatura digital, no caso de editais que são feitos para um concurso público ou algo semelhante. Estes são os elementos básicos que devem estar presentes em qualquer edital escrito.http://www.portalangels.com/espaco-mulher/como-fazer/como-fazer-edital.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário