sábado, 25 de maio de 2013

COMO ESCREVER E-MAILS EFICIÊNTES

Uma das ferramentas mais formidáveis que inventaram foi a internet. Lembro-me que um professor de informática me disse, vários anos atrás que, no futuro, iríamos enviar cartas eletrônicas via computador e que, além de chegarem ao seu destinatário segundos depois, ainda por cima seria de graça.
Na época achei o cara um tremendo maluco, mas o futuro chegou e tive que engolir o quiabo, quer dizer, engolir minha ignorância. Explico sobre o quiabo: é que o nome do professor era Losquiavo, mas claro que eu o apelidei de “Los-quiabo”. E quando ele pegava no meu pé virava “Los-diabo”. Sim, eu era uma peste, mas Deus é poderoso! Vamos então saber um pouquinho sobre como enviar e-mails mais eficientes.
Assinatura
Antes de qualquer coisa: e-mail sem assinatura é e-mail de ninguém. Tenha sua assinatura já gravada no seu programa de e-mails para agilizar seu dia-a-dia. Uma assinatura eficiente traz seu nome completo, seus telefones (fixo e celular) sempre com o DDD e o site da sua empresa, se for o caso. Não é necessário ter o endereço fixo com CEP, nem muitos detalhes além dos citados.
Evite aquelas animações com macaquinhos voando entre borboletas e sapos saltando na lagoa. Além de parecer que você enviou o e-mail do jardim de infância, fica difícil se concentrar na leitura com aquelas coisas pulando. Nada de bicho!
Assunto
Escolha muito bem o assunto, pois é ele que vai resumir o tema do seu e-mail. Tente ser o mais clara e objetiva possível. Outra dica é escolher um título que se sobressaia entre as outras dúzias de e-mails que recebemos por dia. Evite coisas como: “Oiê”, “Contato”, “Para fulana” etc. Prefira alguma coisa que vai chamar a atenção da pessoa. Use sua criatividade com bom senso!
E-mails curtos
Se você precisa marcar uma reunião com várias pessoas, facilite a vida de todos e mande um e-mail para o grupo inteiro usando o recurso Cc. (com cópia). Seja breve, mas não deixe de citar informações importantes. Várias vezes recebi e-mails sem assunto e com textos parecidos com este:
“Oi, gostaria de marcar uma reunião com você, vamos combinar. Alê.”
E aí eu fico a pensar: reunião sobre o quê? Quando? Será urgente? Será para a semana que vem? Quem é Alê? É homem ou mulher? Trabalha onde? Será que esse e-mail era mesmo para mim? Que confusão! Veja abaixo um exemplo de e-mail breve, porém completo:
Assunto: Reunião de condomínio
Bom dia a todos,
Gostaria de agendar uma reunião para tratarmos sobre o uso das vagas de garagem do 1º subsolo. Sugiro a próxima quarta-feira, dia 8, às 20h ou o sábado, 11, às 18h.
Peço que cada um responda a este e-mail até amanhã, votando na data mais conveniente (não é necessário copiar os outros moradores). Firmada a data, colocaremos um aviso em nosso mural localizado no térreo e nos elevadores. Quem não puder comparecer, favor enviar procurador ou justificar a ausência conforme o regimento do condomínio.
Obrigado.
José Manoel
Síndico
Foi claro e objetivo. Além de ter todas as informações, o síndico previu que se todos copiassem o grupo inteiro ao responder, seria uma chuva de e-mails (previu o problema e já remediou). Se antecipou à pergunta: “como vou saber que data ganhou?”, ao dizer que colocará no mural e nos elevadores. Também se antecipou ao mencionar como os ausentes devem proceder. Além do síndico ter colaborado para o entendimento dos moradores, ele colaborou consigo mesmo, já que não vai ter que ficar respondendo perguntas o dia todo.
E-mails longos
Neste caso é importante usar algumas técnicas que irão facilitar a leitura do(s) seu(s) destinatário(s).
* Escolha da tipologia – prefira escolher tipos (letras) serifados para textos mais longos. Serifas são os tracinhos no final das letras. Veja o quadro.
Screen Shot 2013-05-03 at 6.25.38 PM
Os textos com tipos serifados são indicados para textos maiores porque nossos olhos leem palavras inteiras e não letra por letra. Esses tracinhos atuam como guias, pois parecem formar um traço contínuo unindo as palavras e formando um texto mais uniforme. Já para textos curtos, use as sem serifa (ou sans-serif), pois elas destacam mais cada palavra individualmente.
* Classifique – divida o texto em tópicos para não ficar um bloco muito grande e único. A cada divisão, procure dar um subtítulo para que a pessoa possa se localizar mais rápido se precisar voltar no texto.
Como este post já está bem grandinho, vou parando por aqui. Semana que vem teremos o último desta série sobre comunicação.
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